Bom, você já se sentiu com a barriga inchada depois de comer algo? Se sente estufado (a) e com muitos gases?
Você sabia que existe uma dieta chamada LOWFODMAP? Essa dieta tem o objetivo principal de melhorar esses sintomas, porém, é uma dieta que exclui MUITOS alimentos da alimentação, por um período de 1 a 2 meses e eu gosto de aplicar quando a pessoa já tentou outras alternativas e não deu certo.
Aqui, separei 3 dicas práticas que em muitos casos já melhoram muito os sintomas, sem precisar fazer algo mais restrito.
1 – Diminuir o consumo de proteína animal, principalmente carne vermelha que tem uma digestão mais difícil e pode ocasionar em putrefação, causando quantidades excessivas de gases.
2 - Utilizar carvão ativado. Já ouviu falar? É muito eficiente para redução de gases. A dose varia de 500 a 1000mg. Pode ser encontrado em farmácia de manipulação ou para quem mora fora (EUA, Europa), encontra-se o carvão ativado nos supermercados. O carvão é quelante, ou seja, ele irá se ligar aos gases no intestino e será excretado nas fezes. Deve ser utilizado no meio da manhã ou tarde longe das refeições (1 hora). ⚠️Mas cuidado, pois pode diminuir absorção de medicamentos.
3 – Consumir chás que diminuem a distensão: Alcassuz, Erva Tussi, Cravo, Canela, Gengibre e Anis estrelado. Não misturar todos, você pode misturar 2 tipos e tomar 2x ao dia (300ml no meio da manhã e 300ml no meio da tarde). 🍃
De qualquer forma, procure um profissional para te ajudar a elaborar uma estratégia, excluindo tb outros alimentos como por exemplo, feijão, batata doce, repolho, cebola, melancia, leite, etc. Esses alimentos são muito individuais, pois cada pessoa tem sintomas com um tipo de fermentação. E para casos mais severos, como falei, é interessante aplicar o protocolo de LOWFODMAP.