E se você pudesse comer tudo que quiser e mesmo assim ainda perder peso?
A ideia principal desse tipo de dieta é que você pode comer de tudo, desde que caiba nos seus macronutrientes. E eu concordo em que deve haver flexibilidade. Inclusive, se você não está em preparação para um campeonato ou outros motivos (como um ensaio fotográfico), ter uma dieta flexível é uma obrigação.
Dificilmente alguém consegue comer sempre os mesmos alimentos e ter um emagrecimento sustentável e saudável. Uma porque o nosso corpo precisa de diferentes nutrientes e outra porque a longo prazo não haverá um final feliz.
Mas a ideia desse tipo de dieta entrou na "moda" e muitos acham que é só bater os macros (carboidratos, proteínas e gorduras), calorias e está tudo certo.
Fato é que se o seu nutri elaborou uma dieta onde as refeições apresentam mais que uma opção e você pode escolher o que comer, isso já é uma dieta flexível, mesmo que não seja você que está colocando os macros no aplicativo, pois o profissional já calculou e encaixou as melhores opções de acordo com suas individualidades.
Como falei anteriormente, TODA DIETA DEVE SER FLEXÍVEL. Mas o problema é achar que se trata apenas de adicionar ou reduzir 500kcal ao plano. Nutrição é muito mais que isso. É entender como cada alimento irá reagir dentro de cada organismo, é não pensar apenas nas calorias e sim fornecer alimentos que irão contribuir para o bom funcionamento do intestino, diminuição de dores, diminuição de inflamação, tratamento de doenças, celulite, flacidez, queda de cabelo, unhas fracas, concentração, memória, disposição e até humor.